8 verdades sobre carreira que levei 20 anos para descobrir - Epopéia

 

Recentemente estive conversando com um colega que é professor universitário.  Ele me disse que, constantemente, seus alunos o procuram para conversar após as aulas cheios de dúvidas sobre como consolidar uma carreira de sucesso quando se está começando. Isso me inspirou a escrever este artigo e trazer uma luz na perspectiva de quem atuou por quase duas décadas na área de RH, são 8 verdades sobre que carreira que levei 20 anos para descobrir. Ficou curioso?  Então separe o bloquinho de anotações e prepare-se para pôr em prática as dicas a seguir:

 

1. Trabalhe com o que você ama

 

Sim isso pode soar super clichê, mas esta é uma realidade.

Porém, muitas pessoas se convencem de que devem suportar um emprego ou uma situação de carreira que as deixa infelizes pois precisam do salário, ou não sabem se conseguirão encontrar outro emprego, ou por outros motivos.

Mas a verdade é que nenhum de nós sabe quanto tempo tem nesta vida, e desperdiçar os dias numa situação ruim só fará com que você se sinta frustrado e infeliz.

Então, se este é o seu caso, minha recomendação é: dê um passo hoje (por menor que seja) em direção ao que de fato você quer.

 

“Dê um passo hoje (por menor que seja) em direção ao que de fato você quer.

 

 

2. Networking.com 

Ora, existem mais coisas entre o Facebook e o LinkedIn do que sonha a nossa van filosofia. Sim, sim, sim! Networking é importante. Isso quer dizer: não espere até precisar de uma rede de contatos para construir uma rede de contatos.

Então, dê aquele banho de loja no seu perfil, de acordo seu objetivo profissional, e comece a circular pelos grupos de discussão de sua área.

Afinal, é importante se fazer visto, então não economize na interação e nos comentários. Você se surpreenderá com o resultado.

 

 

 

3. A beleza de ser um eterno aprendiz

 

Mesmo depois de tantos anos atuando com desenvolvimento de pessoas, estou o tempo todo fazendo cursos, estudando, lendo e buscando conhecimento.

Saiba que a sensação de **encantamento** por descobrir coisas novas é uma dádiva.

Por isso, a cada oportunidade de aprendizado, coloque-se numa postura humilde seguindo o conselho do filósofo Platão “Só sei que nada sei”; como se fosse uma tábula rasa.

No fim, aprendi que dinheiro aplicado em conhecimento, não é gasto, mas sim investido e sempre retorna para você.

4. Abra sua mente

Pois bem, uma das poucas certezas que temos nesta vida é de que as coisas vão mudar. O mundo muda muito rápido e para acompanhar esta velocidade é preciso ser ágil e ter interesse em diferentes coisas.  Isso significa, ampliar seu foco de atuação, caso contrário, você poderá ficar para trás. Pense no exemplo dos taxistas que hoje sentem-se ameaçados por serviços como Uber, Cabify, Blá Blá Car e outros. Diversificar é a palavra!

 

5. Sozinho vou mais rápido, acompanhado vou mais longe

Essa é Leila Santos, minha parceira de muitos projetos <3

Veja, este pode parecer mais um “jargão do RH”, mas é um fato.

Por isso, se você tem um colega que pensa diferente de você, meu amigo, esta é melhor pessoa para ter por perto (acredite!).

Afinal ela te dará uma perspectiva diferente das coisas e juntos vocês terão resultados mil vezes melhores do que se você estivesse sozinho, não importa quão desafiador possa parecer inicialmente.

Saiba que as equipes de alta performance são aquelas compostas por pessoas diferentes, que pensam diferentes, atuam diferentes e tem potencialidades diferentes.

Isso permite que elas tenham uma visão sistêmica dos problemas e enderecem juntas as melhores soluções.

 

“Se você tem um colega que pensa diferente de você, meu amigo, esta é melhor pessoa para ter por perto”

 

6. Coragem não é ausência de medo

Sabia que muitos sonhos morrem no ninho antes mesmo que seja dado o primeiro passo?

Isso acontece por que o medo trava a ação: medo da exposição, medo de errar, medo de não dar certo, medo de se arrepender, medo da crítica, medo de não ser bom o suficiente, medo… medo… medo…

Mas sabe o que é pior disso tudo? Estes cenários “catastróficos” que todos imaginam nem chegam a acontecer!

Agora imagine… o tanto de energia que foi gasta pensando no que poderia dar errado, se fosse utilizada para dar um passo em direção ao que se quer.

Como seria?

 

 

7. Só erra quem faz

Se você desistir quando falhar, nunca aprenderá nada. Acho que todo mundo já ouviu falar em Thomas Edison e nas centenas de vezes em que ele persistiu até fazer a lâmpada funcionar pela primeira vez.

Então, ao invés de ser martirizar pelo erro, faça-se a seguinte pergunta: “Este fato é uma oportunidade de eu aprender o quê? Qual competência posso desenvolver aqui?” ou ainda, “O que eu posso fazer diferente da próxima vez que me trará mais chances de ser bem-sucedido?”.

Todos querem o sucesso, mas poucos se arriscam para conquista-lo.

 

 

 

8. A felicidade está na jornada e não no destino

Por fim, gostaria de concluir trazendo uma constatação: Adiar a felicidade é um vício!

Acontece que nós escutamos diariamente algumas falas do tipo: “Serei feliz quando for promovido, quando terminar a faculdade, quando for gerente, quando ganhar muito dinheiro…”.

A verdade meus queridos, é que não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos. Já parou para observar que nosso olhar fica mais apurado dependendo do nosso foco? Certa vez pensei de trocar meu carro prata por um branco de um modelo específico. De repente, começou a aparecer “do nada” uma porção de carros iguais ao que eu queria nas ruas e estacionamentos. O fato é que meu olhar foi direcionado para aquele item, e assim é também com outras coisas na qual colocamos a nossa atenção.

Então ajuste suas lentes pois a felicidade é um hábito e uma escolha. Não importa qual seja a sua situação, se você puder lidar com ela tendo uma atitude de positiva, terá muito mais sucesso do que se adotar uma postura negativa. Fica a dica: a hora de ser feliz é agora e só é feliz quem escolhe ser.

 

 

“A felicidade é um hábito e uma escolha”

E você? Acrescentaria algum outro item nesta lista? Deixe sua opinião nos comentários abaixo…

 

11 Comentários
  • Juliana
    Postado 19 de dezembro de 2018

    Parabéns! Ótimas dicas.

    • epopeiadmwp
      Postado 7 de janeiro de 2019

      Que bom que você curtiu 🙂 Gratidão pelo feedback!

  • Felipe
    Postado 3 de junho de 2019

    Excelente artigo! Me ajudou a enxergar um puquinho mais longe na busca dos meus objetivos.

    • epopeiadmwp
      Postado 11 de agosto de 2019

      Que bacana Felipe, te desejo muito sucesso na busca dos seus objetivos e muitas realizações! 🙂

  • Trackback: Síndrome de Burnout: impactos do estresse na saúde mental - Epopéia
  • Priscila
    Postado 6 de junho de 2022

    Ameii!
    Obrigada por compartilhar!

    • Sabrina
      Postado 6 de junho de 2022

      Oi Priscila, obrigada pelo feedback positivo e pelo carinho. 😘

  • Téo William
    Postado 6 de junho de 2022

    Uauuuuuuuu… D+! 🤩

    • Sabrina
      Postado 6 de junho de 2022

      Gostou Téo? Que coisa boa 🤗

  • Miguel Henrique Naddeo
    Postado 9 de junho de 2022

    São verdades que a grande maioria não enxerga. Eu me incluo nessa condição. E depois de mais de 30 anos de trabalho sem correr riscos por medo e acomodação acabei ficando só com o que consegui. Podia estar melhor ? Talvez, mas… Publicação que deve servir de orientação para todos.

    • Sabrina
      Postado 9 de junho de 2022

      Sabe Miguel, a gente faz o melhor que pode com os recursos que tem. E na minha humilde visão, mais importante do que “estar melhor” é podermos viver de forma congruente com os nossos valores. A felicidade está na trajetória, não no destino. Obrigada por trazer sua reflexão 🙂

Deixe uma Resposta