Não tente mudar o mundo, ele é grande demais, mude o seu.

Não tente mudar o mundo, ele é grande demais, mude o seu.

Hoje após assistir um vídeo do canal da Jout Jout, eu comecei a refletir sobre o quanto a sociedade anda ansiosa e deprimida.

As pessoas que me procuram estão ansiosas e não estão conseguindo se organizar para fazer as coisas que elas gostariam de fazer, ou pior, por não estarem conseguindo fazer aquilo que disseram que elas deveriam querer fazer. (what??) 🤔

É isso mesmo, no jogo da vida “ideal” o seu futuro já está traçado:

“Você nasceu? 👶Agora estuda! Estudar pra quê? 📕 Pra passar no vestibular. Passou? Estude mais e arrume um estágio. Pra quê? Pra conseguir um emprego que dê dinheiro 💰 e sucesso. Conseguiu? Opa! Peraí… mas você não tá namorando? Tem que namorar! Pra casar 👰 e ter filhos.  Casou, teve seu primeiro filho? Mas… e o trabalho? 💼 Não deixe a peteca cair hein, você TEM QUE DAR conta de tudo, então faça jornada dupla para ser promovida e virar uma executiva de sucesso. Conseguiu? Mas e o segundo filho? Olha lá hein, o relógio biológico ⏰ não para! Você quer que seu filho cresça mimado por ser único”.É um jogo tipo “A Caverna do Dragão”, você nunca consegue chegar no fim. 😓😱

Se você é uma pessoa privilegiada e consegue realizar esse roteiro, pode ser que você seja reconhecida como uma pessoa de sucesso.

E as que não conseguem por algum motivo?

Além do sofrimento pela sensação de fracasso, há uma crença por parte da sociedade de que a culpa com certeza é delas “Ah você deve ter feito alguma coisa errada, a fórmula tá pronta e tem muita gente bem-sucedida por aí”.

Fica difícil de saber o que é pior: a autopunição por não terem conseguido ou a cobrança da sociedade que as julgam perdedoras. 😞

Então elas começam a buscar soluções instantâneas ao clicar de um vídeo do TED, em livros de autoajuda, em soluções milagrosas na internet ou no fatídico tarja preta na busca por alívios imediatos.

É como ter uma dor de cabeça muito forte e tomar um analgésico para eliminar o sintoma, não há uma exploração real da CAUSA do problema e a pessoa se ilude achando que está resolvido.

Mas eu vou te contar um segredo que vai aliviar o seu coração😅: a pessoa “de sucesso” também se sente infeliz🤫. Isso fica trancado dentro dela a 7 chaves. Por fora há um sorriso ensaiado e politicamente correto, mas por dentro há um choro contido a muito tempo.

Triste dizer mas em meio a ditadura da felicidade nas redes sociais fica difícil de mostrar fragilidade, medo ou insegurança. Mesmo a pessoa rica, com uma carreira brilhante, que gabarita a “cartilha do jogo da vida”, se sente incompleta quando não vive de acordo com o SEU sucesso. Sim você leu corretamente, o SEU SUCESSO (não aquele que disseram que ela deveria ter), mas aquele que de fato faz o coração DELA bater mais forte.

As pessoas “de sucesso” também se sentem infelizes, embora isso fique trancado a 7 chaves em meio a ditadura de felicidade das redes sociais.

Não me entenda mal, não sou “Pollyanna” para ignorar que vivemos numa sociedade que precisa de produção e trabalho. Realizar coisas é muito importante, afinal, quando você conquista um objetivo ou realiza uma meta, você se sente bem, sua autoestima aumenta por que finalmente conseguiu “chegar lá”, embora ninguém saiba de fato o que é esse “”.

Na realidade, a verdadeira definição de sucesso é igual ao seu RG: pessoal e intransferível.

A única maneira de você ser verdadeiramente FELIZ é descobrir o seu “lá” e chegar até ele. É descobrir o que é sucesso para VOCÊ.

De que maneira?

Primeiramente desapegando do mundo que dizem que você deveria construir e começando a construir o mundo que você QUER.

Segundo descobrindo seus VALORES inegociáveis que serão o seu NORTE para decisões e escolhas. Atenção! Eu não estou falando daquelas primeiras respostas prontas que vêm à sua mente como ética, família e fé… Me refiro a uma construção profunda, LIVRE DE JULGAMENTOS e autêntica; que defina até mesmo a ordem de prioridade desses valores na sua vida.  Eu aposto com você que qualquer decisão que você tome a partir de hoje, com base nos seus valores internos, será muito bem-sucedida com zero arrependimentos.👍

Por fim, seus valores irão se desdobrar em seu PROPÓSITO de vida, o legado que você quer deixar para a humanidade, aquilo pelo qual você quer ser lembrado depois que morrer, a diferença que você fez no mundo.

O filósofo grego Aristóteles tinha um termo para isso que eu acho incrível: EUDAIMONIA (o estado de ser habitado por um bom ‘daemon’, um bom ‘gênio’. Traduzido como felicidade e bem-estar).

 

Eudaimonia tem a ver com a SOMA da sua potencialidade máxima com suas atitudes. Isso sim é uma boa dica para encontrar a sua definição de SUCESSO.

Pronto! Você acabou de iniciar a mudança no seu mundo, mas não foi qualquer mudança… foi a mudança que você ESCOLHEU fazer.

Você pode percorrer esse caminho de grandes descobertas sozinho, mas, se precisar de alguém para te ajudar a sair da “Caverna do Dragão” e percorrer sua jornada do herói, será um prazer te acompanhar nessa Epopéia® 😊

Gostou do artigo? Acompanhe a gente lá no Instagram e Facebook 😀

Link para o vídeo da Jout Jout (vale a pena conferir)

2 Comments

Leave a Comment

%d blogueiros gostam disto: