fbpx
amor

Você conhece as 5 linguagens para comunicamos o amor?

Você sabia que, de maneira geral, temos 5 maneiras de demonstrarmos nosso amor pelas pessoas que envolvem nossas vidas? Isso vale pra todo tipo de relacionamento: colegas, familiares, melhores amigos e romances.

Nós, como seres humanos, temos a linguagem como capacidade para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações da comunicação — como pintura, música e dança. A língua, por sua vez, é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação assertiva. Mas, a linguagem não é única. Palavras são apenas uma das formas.

 

Surgimento da Tese

De acordo com o conselheiro de relacionamentos Gary Chapman, existem cinco linguagens básicas pelas quais o amor é expressado e compreendido. Segundo o especialista, cada indivíduo nasce com uma maneira específica de identificar, receber e dar amor. Esse processo é chamado de linguagem, e as várias maneiras de expressá-la são chamadas de “dialetos”.

 

As 5 linguagens do amor

Pensando nesse âmbito, Gary Chapman lançou o livro “As cinco linguagens do amor”, onde ele transcreve as principais formas que utilizamos para nos expressar. Claro que todos nós temos um pouquinho de cada uma delas, mas, sempre há uma tendência a usar mais uma do que a outra. Esse pode ser o motivo pelo qual muitas pessoas se sentem mal amadas em seus relacionamentos.

Pronto pra conferi-las e ver qual é a sua cara?

 

1) Palavras de afirmação

É aquela forma fofa de agradecimento como “O jantar estava ótimo”, “Acho que você faz isso muito bem”, “Vai dar tudo certo”, ”Como você está lindo”, e por aí vai. Existem pessoas que utilizam este tipo de linguagem para expressar o seu amor por alguém e aqueles que se sentem altamente valorizados quando escutam afirmações como estas e muitas outras.

Dessa forma, você valoriza a outra pessoa quando ela escuta o que diz. Ah, isso também vale para os bilhetinhos. Sempre esteja atento à energia empregada nas palavras pois elas podem magoar aqueles ao seu redor. Além disso, preste atenção a como as pessoas reagem ao receber palavras de afirmação. Se for a melhor forma, siga em frente e diga sempre!

amor

2) Tempo de qualidade

Já aqui o melhor é gastar, com muito prazer e felicidade, algumas horinhas que fazem toda a diferença. Nesse cenário, o tempo pode ser um passeio, assistir um filme juntos, marcar de se encontrar para beber, etc.

Se pensarmos na sociedade tecnológica atual, talvez seja uma das que mais estejamos deixando de lado, principalmente por causa da correria. Assim, vamos perdendo o contato aos poucos.

Logo, é fundamental estar com pessoas que você ama e que te amam também, de corpo e alma, faz toda diferença. Não importa se é um almoço ou apenas para um breve sorvete.

 

3) Presentes

Aqui o que importa é o valor sentimental. Presentear alguém com amor, não tem relação financeira para quem recebe. Isso vai do presente mais caro à algo simples como uma pizza, ou qualquer coisinha que você tenha visto e fez lembrar da pessoa.

Para a pessoa que recebe, a melhor forma de ver se presenteá-la é a forma certa de demonstrar amor, é ver sua reação de imensa gratidão, de felicidade e completude quando entende o significado e o sentimento.

 

4) Gestos de serviço

Sabe o faz tudo? Essa pessoa demonstra o amor dela assim com você. É levar o lixo pra fora, lavar o carro, trocar a lâmpada, passar no banco pra você e por aí vai. Tenho certeza que alguém demonstra seu amor com você dessa forma ! Fique atento às formas, aos serviços que você pode empregar às pessoas, fazendo com que elas sintam-se valorizadas e até mesmo motivadas por você. Além de amados, as chances de fazer estes indivíduos felizes é bem grande.

5) Toque Físico

Beija, abraça, aperta, faz carinho, dá colo, “patinhas dadas”, entre tantas outras formas físicas. Quer algo mais gostosinho que esquentar alguém no frio?

Mais do que saber que o amor existe, algumas pessoas têm a necessidade de sentir fisicamente esse amor. Por isso, fazem questão de receberem carinho, por meio do toque, para que assim sintam-se também mais seguras.

Mas vale o lembrete: é importante saber se o outro também deseja receber amor dessa maneira, caso contrário, corre-se o risco de invadir o espaço da pessoa e dela acabar não gostando.

 

E agora José?

Muito bem, agora, em posse desta informação que tal usá-la padra dar um ‘UP’ no relacionamento a dois?  Observe qual é a sua linguagem favorita e comunique o seu par, depois pergunte pra ele, qual é a que ele prefere mais. Por fim, juntos, façam pequenos ajustes na maneira de demonstrar afeto para que os dois fiquem felizes!

Pintou uma dúvida sobre como descobrir a sua linguagem favorita? Vou te dar 3 opções:

Agora aproveite, ame e dê vexame 😉

Créditos das 📸: https://www.yehudadevir.com/one-of-those-days

%d blogueiros gostam disto: