fbpx
Como colocar em prática as resoluções de ano novo?

Como colocar em prática as resoluções de ano novo?

5 dicas para driblar o cérebro e fazê-lo cumprir suas resoluções de Ano Novo

É muito comum as pessoas fazerem uma lista desejos para o ano novo, mas que com passar dos meses, acaba ficando esquecida no fundo de uma gaveta.

Por que será que isso acontece? 

Este tema virou tema de uma pesquisa científica conduzida pelo psicólogo britânico Richard Wiseman, na Hertfordshire University, onde 3 mil voluntários foram entrevistados e acompanhados durante 12 meses.

como realizar resoluções de ano novo

Segundo o estudo, 52% das pessoas estavam muito confiantes de que iriam concretizar suas metas, mas ao final do período, contundo apenas 12% conseguiu de fato atingi-las.

Você sabia que as pessoas que falharam, 78% recorreramu a fórmulas prontas, procurou gurus de auto ajuda?  Estratégias como adotar um modelo de referência, reprimir desejos ou ficar fantasiando o sucesso.

A grande revelação é que as estratégias mais “bem-sucedidas” foram aquelas onde a pessoa assumiu a auto responsabilidade por fazer acontecer.

Isso significa elaborar um plano, passo a passo, que a ajuda a cumprir seu objetivo. Mas nós podemos encontrar estratégias para ‘driblar’ o cérebro e os mecanismos de auto sabotagem que nos impedem de chegar lá.  Confira!

 


O SEGREDO DO SUCESSO

1) Defina antes da virada

Defina de modo muito específico aquilo que você quer, antes da virada do ano novo, isso dará uma dose extra de energia para realização. A dica é, ao invés de ter como meta genérica “emagrecer”, deixe-a o mais específica e detalhada possível. 

Por exemplo: quero eliminar 5 kg até junho do ano que vem para caber naquele vestido de festa. Aqui temos o que fazer, quando fazer, como medir e o porquê é importante.

 

Fail Cake Boss GIF by Rachael Ray Show

2) Quebre a meta em pequenas partes.

As metas complexas podem ser desmotivadoras, mas se você as dividir em partes fáceis, realistas, será bem menos assustador para você dar o primeiro passo. Utilizar este tipo de estratégia, similar ao que fazemos no coaching,  aumenta em 3 vezes a chance de dar certo.  Exemplo: ao invés de pesar nos 5kg para emagrecer, foque em eliminar 200 gramas por semana, isso parece bem mais fácil e factível.

 

 

happy make it rain GIF by Kohl's3) Estabeleça um sistema de recompensas

Esta etapa é ignorada pela maioria das pessoas que pode achar isso uma grande bobagem, mas segundo a pesquisa esta estratégia aumenta em 5 vezes a chance de sucesso.

Por isso, minha sugestão é que você faça um diário de progresso, compartilhe isso com amigos, torne isso público para elevar o seu nível de comprometimento; todas estas são formas de você se reconhecer e se recompensar por cada etapa atingida.

4) Velhas metas, novas estratégias

Novas metas ou novas estratégias têm muito mais chance de realização do que estratégias que foram utilizadas no passado e fracassadas. Então busque novas formas, novas perspectivas, novas formas de fazer, meios criativos para chegar lá. A ciência garante que será muito mais fácil de você conseguir realizar suas metas de final de ano assim.

 

5) Faça uma coisa de cada vez

Querer abraçar tudo de uma vez é um bom jeito de fazer dar errado. Você irá se sentir sobrecarregado, inseguro e sem energia pra dar conta de tudo. Então veja qual é o ponto que se você começar a trabalhar primeiro vai trazer o maior impacto positivo pra sua vida. Isso aumenta tremendamente as chances de sucesso.

Spoiler Alert: why we actually love spoilers and what this tells us about  communication — mcdreeamie-musings

 


O PULO DO GATO PARA FAZER DAR CERTO

Vai dar ruim

Agora, vou te dar um spoiler em relação às suas metas de ano novo: você vai falhar uma hora ou outra, afinal, só erra quem faz!   Então vai acontecer sim de uma hora ou outra as coisas darem errado ou saírem diferentes daquilo que você esperava. Faz parte!

Contudo, uma coisa que o estudo não revela e que deixo uma recomendação pessoal para vocês: estejam preparados para as ‘escorregadas’.  Mudar velhos comportamentos, desenvolver novos hábitos requer muita energia e força de vontade, os deslizes fazem parte do processo.

O que fazer?

Por isso, quando você se deparar com um momento de ‘fracasso’, aprenda a lidar com a frustração.  Evite o auto julgamento e a auto punição que só irão roubar suas energias, ao invés disso, analise o que deu errado e quais são as coisas que você fazer diferente da próxima vez.  

Além disso, opte por imaginar como vai ser lá na frente, lá no final do ano quando tiver concluído sua meta.  Como vai se sentir, para quem estará contando esta história de superação, o quanto foi difícil mas você consegui.  Imagine ainda os resultados que terá, o que terá conquistado e qual a sensação…. tudo isso irá renovar suas forças para permanecer firme no propósito! 😉

Cat Jump Out Of Box GIFs - Get the best GIF on GIPHY



 

No Comments

Leave a Comment

%d blogueiros gostam disto: