9 mitos sobre hipnose que todo mundo acredita - Epopéia

Conheça agora, os 9 mitos sobre hipnose que todo mundo acredita ou já acreditou em algum momento.  Sim, ela tem ganhando cada vez mais visibilidade na mídia e  em pesquisas científicas em instituições respeitáveis, como USP, Harvard e Stanford.  Além disso, cada vez mais profissionais de diferentes áreas (médicos, psicólogos, dentistas, terapeutas) vem buscando se especializar nesta ferramenta incrível. Então por que será que muitas pessoas ainda têm preconceito e crenças duvidosas sobre hipnose? Pois se você é uma destas pessoas e também tem dúvidas sobre hipnose, aproveite para esclarecer as ideias e compreender que esta ferramenta ajuda a transformar muitas vidas. Vamos lá?

 

(#1) EM HIPNOSE FICAMOS INCONSCIENTES OU DORMIMOS

Esse é um dos principais mitos da hipnose.  Durante as sessões, nós hipnoterapeutas trabalhamos com sugestões diretas para ajudar o cliente a desbravar esse o oceano profundo que é a sua mente, isso só é possível, se ele estiver cem por cento consciente e no controle de suas emoções.  Afinal, como é que alguém que está dormindo pode seguir sugestões?

É necessário ouvir, interpretar, analisar e verbalizar suas sensações durante o processo de ressignificação, atuando de maneira ativa juntamente com o hipnoterapeuta. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

9 mitos sobre hipnose que todo mundo acredita

(#2) HIPNOSE É PERIGOSO, POSSO FICAR ‘PRESO’ E NÃO VOLTAR MAIS

Esse mito é alimentado pelos filmes de Hollywood onde vemos o hipnotista “dominando” a mente das pessoas e deixando-as num estado quase catatônico.  Tudo isso não passa de ficção! Durante a hipnose, trabalhamos níveis de transe e aprofundamento que permitem ao cliente ter um estado alterado de consciência, contudo, ele pode “voltar” do transe a qualquer momento já que está consciente o tempo todo.

No consultório já tive sessões que duraram mais de três horas, por conta disso o paciente pediu para fazer uma pausa para usar o banheiro. Nós interrompemos a sessão e depois continuamos normalmente tendo um resultado incrível!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

(#3) EXISTEM PESSOAS QUE NÃO SÃO HIPNOTIZÁVEIS

Esse é um mito que é meio verdade, existem dois tipos de pessoas que não são hipnotizáveis: aquelas que tem medo e aquelas que não querem. Toda hipnose é, na verdade, uma auto hipnose; portanto só será possível que uma pessoa seja hipnotizada com a ajuda do hipnoterapeuta, se de fato ela estiver aberta e com a atitude mental correta para passar pelo processo.

Um primo deste mito é a crença de que as pessoas “mais hipnotizáveis” são aquelas que tem a “mente mais fraca”, ledo engano! Se isso fosse verdade, todas as pessoas que conseguem ter foco e concentração numa única coisa, seriam consideradas mentalmente fracas. Afinal, quando estamos em hipnose, estamos no estado de hiper foco e hiper concentração.

9 mitos sobre hipnose que todo mundo acredita

(#4) HIPNOSE É LAVAGEM CEREBRAL

Na hipnoterapia trabalhamos forte com a dessensibilização de fatos traumáticos e ressignificação de eventos negativos do passado, tudo isso para que o cliente possa ter uma atitude mais positiva sobre si e sobre as coisas que aconteceram com ele no passado.

Por exemplo, se uma pessoa que acredita cresceu ouvindo que ela não consegue fazer nada sozinha, é bem provável que na vida adulta crie relações de dependência e que desencadeiam sentimentos de insegurança, ansiedade e de falta de auto confiança em si mesma.  Neste sentido o hipnoterapeuta trabalhará as programações mentais e emoções atreladas às memórias desta pessoa para que ela se sinta mais segura, auto suficiente e confiante. Mas isso está longe de ser uma “lavagem cerebral” ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

(#5) HIPNOSE É ALGO MÍSTICO E TEM A VER COM RELIGIÃO

Hipnose não tem a ver com religião ou misticismo, mas sim com ciência.  Existem vários estudos que mostram as alterações neuroquímicas que o cérebro desencadeia quando está em hipnose, bem como os benefícios que se desdobram disso.

É fato que  espiritualidade e a ciência andam de mãos dadas, prova disso é a procura cada vez maior de religiosos que estão se especializando em hipnoterapia, padres, pastores, freiras; isso pode gerar alguma confusão na cabeça das pessoas.

 

9 mitos sobre hipnose que todo mundo acredita

(#6) NÃO VOU LEMBRAR DE NADA

Como já foi esclarecido acima, durante a sessão de hipnoterapia, o cliente está totalmente consciente e no controle do que está acontecendo. Isso implica nas memórias que são resgatadas, nas emoções que são sentidas, nos recursos internos que são alavancados durante o processo.

Isso significa que, ele não apenas se lembra de tudo o que acontece durante a sessão, como terá esta memória ativa durante para auxiliá-lo nos momentos desafiadores da sua rotina.

(#7) SEREI MANIPULADO PARA CONTAR OS MEUS SEGREDOS

Assim como em qualquer processo terapêutico, que seja conduzido de maneira ética e idônea, jamais acontecerá de o terapeuta forçar algo que o cliente não esteja preparado ou queira lidar. A sessão de hipnoterapia é um espaço seguro, acolhedor e livre de julgamentos, logo, o cliente só irá compartilhar aquilo que ele quiser com hipnoterapeuta.

Por isso é muito importante escolher com cuidado o profissional que irá acompanhar o processo, é preciso que tenha uma relação de inteira confiança e conexão.

 

(#8) HIPNOSE E REGRESSÃO SÃO A MESMA COISA

O chamado “regress to cause” ou “regressão à causa” é uma das técnicas que o hipnoterapeuta pode usar durante o processo do cliente, mas não é a única. Existem inúmeras técnicas, cada uma direcionada a objetivos diferentes, que, dependendo do caso pode tão ou mais eficazes do que a regressão. Dentre elas podemos citar a terapia de partes, meta-padrão, ultra-high, ultra-healing, ponte ao futuro, dentre outras.  Um hipnoterapeuta que tenha feito sua formação numa escola conceituada, terá um bom repertório e expertise para avaliar qual delas é mais indicada a cada caso.

(#9) A HIPNOSE É UMA SOLUÇÃO MILAGROSA

Não existe nada de milagroso ou mágico no processo de hipnose. E tão pouco é um processo “passivo”, o cliente tem papel de protagonista no processo que só tem um bom resultado se de fato a pessoa estiver cem por cento comprometida e disposta a mudar.  A hipnose não é uma garantia de cura, ela é sim uma ferramenta que apoia o processo terapêutico e que sim, pode ter resultados excelentes no tratamento de doenças tanto físicas quanto questões de ordem emocional.

 

E aí, você também acreditava em algum destes mitos sobre hipnose? Conte pra gente nos comentários e lembre-se de compartilhar este artigo com pessoas que gostam do assunto. A melhor arma contra o preconceito é informação. Até a próxima!

Deixe uma Resposta